11.3.05

Finalmente as novidades

Já não era sem tempo!
De facto vou viajar, mas não é uma "viagem a sério", ou umas "férias a sério". Essas terão de ficar para outra altura.
É simplesmente uma "escapadela". Como disse há alguns dias atrás, sentia uma enorme vontade de sair daqui, apanhar outros ares (por sinal mais frios do que os nossos) e, principalmente, rever pessoas, locais que me deixaram muito boas recordações.
Depois de alguma pesquisa, eis que consegui uma viagem "em conta" e não hesitei. Reservei, dois dias depois paguei e agora só falta ir buscar o bilhete.



O destino é o centro da Europa: Luxemburgo, porque foi lá que iniciei a minha vida profissional propriamente dita.
Foi neste edifício que trabalhei durante (somente) 3 meses.



Quando lá estive, a estação do ano era outra. Apanhei um Outono fantástico, segundo o testemunho dos habitantes. Algum (bastante) solinho, não muito frio. Só no final de Novembro, o frio e a neve apareceram.



Não é um país tipicamente turístico mas é "querido", parece uma miniatura, uma mistura dos países que o rodeiam, Bélgica, Alemanha e França.
Ficam aqui apenas alguns registos desse "paízinho" ("-inho" só na dimensão geográfica, atenção!) em 1997:












Apesar da cidade do Luxemburgo ser pequena, espero que a minha memória se porte à altura, para que eu não me perca e possa relembrar aqueles cantinhos todos.
Vou também tirar muitas fotos (desta vez, com uma máquina digital) para depois poder comparar as mudanças que entretanto foram acontecendo.

Aproveito e vou passar o fim-de-semana (18, 19 e 20) a Bruxelas, a "capital da Europa" ou da União Europeia. Desde a primeira vez que lá estive que fiz questão de "prometer" voltar. Apesar de ter um clima pouco convidativo (muita chuva, cinzento) é uma cidade interessantíssima.



Se bem me recordo, numa das "saídas" da Grand Place existem umas figuras de bronze na parede (desta vez vou prestar novamente atenção - esta memória já teve melhores dias) que , segundo as lendas/tradições, quem lhes toca com as mãos voltará a Bruxelas. E eu, sempre cumpri a tradição ;-)
Seja verdade ou não, eu vou lá voltar pela 4ª vez e, se puder, vou outra vez passar a mão nas figuras, que estão polídissimas.



Quero jantar naqueles restaurantes da Rue des Bouchers, pertinho das Galeries du Roi et de La Reine, com esplanadas de Inverno e/ou simplesmente passear pelas ruas, cheirando o odor das "gauffres au chocolat"!
Espero voltar aqui (disseram-me que estava renovado)



e aqui também



Mas o tempo vai ser pouco.
De qualquer modo espero aproveitá-lo ao máximo, recuperar energias e respirar um pouco de Europa Central, se é que isto se percebe.
Além disso, vou voltar a falar francês. (Sim, eu sei que a maior parte das pessoas não gosta deste idioma, mas eu acho tão lindo! E sempre que posso, escolho o francês ao inglês, troco sem hesitar...)
Espero que o meu francês ainda dê para que as pessoas me percebam...

Quando voltar vou concerteza falar da viagem e mostrar algumas fotos.

Até já...ou até lá!


Click Here