All Hallows Eve
Ou simplesmente Halloween, abreviado.
Origem:
Os celtas irlandeses comemoravam essa data desde o século cinco antes de cristo no Festival de Samhaim - também conhecida como o Dia das Almas - quando festejavam o fim do verão, o início do Ano-novo e as fartas colheitas. De acordo com os celtas a data reunia as almas de todos os que tinham morrido durante o ano para serem apresentadas ao deus Sol como agradecimento à colheita.
Também para os Druidas, antigos sacerdotes da Gália e da Bretanha, o ano novo começava no 1º de Novembro. Na noite anterior, acendiam uma grande fogueira no topo das colinas e pintavam o corpo para observar as chamas e contar as suas experiências, para celebrar o final do verão e da sua fertilidade e para que as chamas do fogo ajudassem o sol no inverno.
Mas, há também origens cristãs/católicas para esta festa: em 741 a Festa de Todos os Santos foi transferida, pelo Papa Gregório III, de 13 de Maio para 1 de Novembro, dia da consagração da capela de todos os santos, em São Pedro, Roma; e tornada obrigatória nos anos 840, pelo Papa Gregório IV. O dia anterior era, portanto, a vigília ou "Véspera de Todos os Santos" (All Hallows Eve ou Hallowe'en).
Em 998 São Odilo, abade do poderoso mosteiro de Cluny no sul da França, adicionou a celebração de 2 de Novembro, dia de orar pelas almas de todos os fiéis falecidos. Esta Festa, chamada "Dia de Todas as Almas - All Souls Day" (cá, Dia de Finados).
Assim, os católicos tinham festas para todos os que estava no céu (Todos os Santos) e todos os que estavam no purgatório (Todos os Mortos).
Parece que então, alguns camponeses irlandeses católicos começaram a preocupar-se com as almas que já tinham sido condenadas ao inferno. Com medo que estas almas se vingassem da falta de festas para elas, estes camponses passaram a bater panelas para "celebrar" as almas no inferno, no dia anterior a Todos os Santos. Assim, pelo menos na Irlanda, todas as almas passaram a ser lembradas, embora o clero não aprovasse ou incluísse a festa por todos os condenados no calendário da igreja.
Lanterna de Abóbora:
O uso da abóbora iluminada (Jack o' lantern) no dia de Halloween surgiu de uma lenda irlandesa e foi introduzida nos EUA no final dos anos 1800, por folcloristas.Diz a lenda que um homem chamado Jack, após sua morte, foi proibido de entrar no paraíso, porque quando vivo era sovina, e as portas do diabo foram-lhe fechadas, porque teria feito o diabo de parvo. Sem ter para onde ir, foi condenado a andar na escuridão. Implorou ao demónio que acendesse brasas para iluminar o seu caminho e, desta forma, foi-lhe entregue um bocado de carvão incandescente. Para proteger a luz, Jack colocou o carvão dentro de um buraco de nabo. Quando os irlandeses chegaram aos Estados Unidos, encontraram pouquíssimos nabos no campo, mas abóboras em abundância, fazendo a substituição.
Happy Halloween!
Se soubesse tinha colocado um link para o teu ehehehhe
beijocas
gosto muito dessas festas pagãs ;)
epá fartaste-te de escrevinhar!!!!!
Um bocadinho de cultura nunca fez mal a ninguém :-)
Beijinhos
e está explicado!
n fazia ideia... foi útil! brigada