10.7.05

Tinha a impressão que o "sim" ia ganhar...

E foi o que aconteceu: os Luxemburgueses pronunciaram-se maioritariamente a favor da Constituição Europeia, com 56,52% dos votos a favor e 43,48% dos votos contra.
No Luxemburgo o voto é obrigatório e hoje 223.000 eleitores - só os habitantes de nacionalidade luxemburguesa, cerca de 60% da população total - foram chamados a ir às urnas.

Não que eu seja fervorosamente a favor do sim (confesso que também não estou devidamente informada para falar sobre este assunto) mas no fundo fiquei satisfeita com a vitória do sim, apesar de clara, não muuuuito expressiva. De qualquer forma, acho que se eles votaram sim, é porque terá muitos aspectos positivos.

Esta votação de hoje punha igualmente em causa a continuidade no Governo do Primeiro-Ministro luxemburguês Jean-Claude Juncker. Para quem não se lembra, este senhor não trocou o seu país e as suas responsabilidades para com os luxemburgueses pela Presidência da Comissão Europeia...Se é que me faço entender!

O Luxemburgo é um país pequeno no tamanho mas grande no acolhimento das tantas e diversas culturas e nacionalidades, fruto essencialmente das Instituições Europeias que aí estão sediadas e que concerteza ajudaram a incutir às populações essa mesma pluralidade.
E foi esta imagem de convivência multicultural completamente pacífica que guardei dos tempos em que lá estive.

Vamos aguardar para ver se esta votação irá relançar a discussão séria sobre a Constituição.

4 Comentário(s):

Blogger lilla mig disse...

E belos tempos esses que passámos aqui! :)
Pois, esperemos que o debate seja relançado, mas o Lux é tão pequenino, duvido que os grandes lhe liguem muito...

11/7/05 09:20  
Blogger Margarida Atheling disse...

Espero que sim!
Há muito por explicar. E todos ganhariamos com isso!

Beijinhos!

11/7/05 10:24  
Blogger Pitucha disse...

O Luxemburgo, em termos políticos comunitários, tem muito peso. Se o LUX tivesse votado não a Constituição seria, neste momento, um documento histórico. Como votaram sim, há esperanças de um dia termos uma Constituição. Talvez não este texto, tal e qual, mas um baseado neste certamente.
E vejo que também andaste pelo coração verde da Europa. Vivi lá muito anos!
Beijos

12/7/05 08:56  
Blogger cinderela disse...

Lilla,
Esses tempo nunca vamos esquecer!
Margarida,
Vamos esperar que as "cabecinhas pensadoras" se iluminem.
Pitucha,
Concordo contigo e também tenho esperança na concretização desta ou (principalmente) de outra Constituição. E andei por lá, sim. Pouco tempo mas que deixou vontade de voltar, quanto mais não seja, de vez em quando. Este ano já lá estive a 'matar saudades' :-)
Zahira,
É verdade, se mais um país fundador da UE votasse não, as coisas ficariam complicadas.

Beijinhos a todas

13/7/05 16:34  

Enviar um comentário

<< Página inicial


Click Here